quinta-feira, outubro 24, 2013

TCN 2013: Nomeados Reportagem



Cinemateca/ANIM: arquivo sob perigo, por Luís Mendonça, do blogue À Pala de Walsh

"Com o objectivo de obtermos respostas cabais às nossas dúvidas, realizámos duas pequenas mas incisivas entrevistas a Rui Machado, chefe do Departamento do ANIM, e a António Medeiros, coordenador técnico de novos suportes. Através de Rui Machado, procurámos produzir um retrato da dimensão institucional do problema, incidindo sobre as recentes ameaças de fecho da Cinemateca Portuguesa e o que esteve na sua causa, tal como sobre o que resultou da conferência (ou série de conferências) ”O Analógico e o Digital”, realizada no mês que os programadores da Cinemateca Portuguesa dedicaram às actividades e situação do arquivo (“Foco no Arquivo”, Janeiro de 2013). Com António Medeiros, descemos às implicações técnicas da afirmação mundial de um novo formato standard de preservação e projecção, que vem definitivamente ocupar o lugar da película: o digital ou… DCP. Não se assuste com o linguajar mais encriptado: tudo será devidamente explicitado ao longo das próximas linhas, fingindo que o leitor é tão leigo na matéria quanto é este entrevistador."


Fantasporto 2013, por Tiago Ramos, do blogue Split Screen

"A retrospectiva já conhecida à dupla Michael Powell e Emeric Pressburger acontece com a exibição de The Red Shoes (1948) em cópia restaurada, numa inédita sessão dupla de abertura, que se fará também a exibição do filme Mama, de Andrés Muschietti. O Prémio Carreira será este ano entregue ao realizador português António de Macedo (A Maldição do Marialva), um dos mais activos realizadores do Cinema Novo Português. A abertura do chamado pré-Fantas, far-se-á a 25 de Fevereiro, com a celebração dos quarenta anos da animação O Planeta Selvagem, do belga René Laloux e vencedor do Prémio Especial do Festival de Cannes 1973. A exibição do filme acontece através de um filme-concerto, com banda sonora musicada ao vivo pela banda Beautify Junkyards (novo projecto musical português com alguns ex-membros dos Hipnótica)."


IndieLisboa 2013, por Aníbal Santiago, do blogue Rick's Cinema

"O Rick's Cinema esteve a cobrir o IndieLisboa 2013, um festival que permitiu conhecer um conjunto de pérolas preciosas (e outras nem tantas) do cinema independente. Entre os destaques pela positiva, vale a pena realçar obras como "Under African Skies", "The Act of Killing", "Leones", "No", "Before Midnight". Entre os maiores desapontamentos encontra-se "Spring Breakers", um filme realizado por Harmony Korine que pouco ou nada agradou a esta pessoa."


MOTELx 2013, por Luís Mendonça e Ricardo Vieira Lisboa, do blogue À Pala de Walsh

"Mãos ao alto! Contam-se pelos dedos de uma mão (cujo o mindinho foi decepado) os bons filmes que vi neste MOTELx 2013, mas a verdade é que deixei escapar alguns dos outros dedos [nomeadamente The Conjuring (2013) e You're Next (2011)] – foram com a água do banho de um bebé demoníaco. Ao todo foram 15 sessões e outros tantos filmes (entre curtas e longas) que me passaram pela vista nesta fim-de-semana prolongado. Prendi-me nas secções de homenagem (a Hooper e a Nakata, que a Santareno já tinha dado o meu tempo) deliciando-me com os massacres do cara de couro (ou cara de coiro?) e intermezzo hitchcockiano gore de nome Eaten Alive ou com a descoberta de um realizador como Nakata que não é só um marco no cinema de terror moderno, é um homem inteligente e sensível (cujos filmes traduzem isso) e que tive a oportunidade de entrevistar – juntamente com o meu companheiro nos crimes cinéfilos, o Luís Mendonça."


MOTELx 2013, por Inês Moreira Santos, do blogue Hoje Vi(vi) um Filme

"Os realizadores Tobe Hooper (Massacre no Texas, Poltergeist) e Hideo Nakata (Ring, Dark Water) são duas presenças muito especiais confirmadas no MOTELx'13. A eles serão dedicadas duas secções do festival: Culto dos Mestres Vivos e Japão Retro, respectivamente. Nakata regressa igualmente este ano com o filme The Complex, que integra a secção Serviço de Quarto. Dentro da mesma secção, a principal do MOTELx, destaque também para The Conjuring, de James Wan, Chained, de Jennifer Lynch (filha de David Lynch), Kiss of the Damned, de Xan Cassavetes (filha de John Cassavetes e Gena Rowlands), The Lords of Salem, de Rob Zombie, Painless (uma co-produção luso-espanhola), de Juan Carlos Medina, V/H/S/2 (com segmentos rodados por diferentes realizadores) ou We Are What We Are, de Jim Mickle, entre muitos outros."



Not a Film Festival, por Rita Santos, do blogue Not a Film Critic

"O Not a Film Critic esteve presente na “Not a Scary Session” de dia 31 de Maio, no auditório Carlos Paredes para uma mini-maratona de curtas-metragens que “não metem medo ao diabo”. E se a sessão sofreu um atraso que fez com que a audiência apenas deixasse o auditório muito depois da hora que os pediatras aconselham a que as criancinhas estejam na cama a dormir, mal se deu pelo tocar das 12 badaladas. Aqui fica a primeira parte de uma viagem pelo jovem talento do cinema nacional."



1ª Edição do Festival PFShortsFest, por André Marques, do blogue Blockbusters.

"Foi com muito prazer e gosto que uma pessoa deste blogue juntamente com um colega e amigo, realizaram em vídeo uma reportagem da 1ª Edição de um Festival Português que pretende dar um maior destaque às curtas-metragens nacionais e a jovens realizadores portugueses, o PFShortsFest, cuja 1ª Edição já terminou e a 2ª irá arrancar no próximo mês de Novembro. O festival divide-se em diversas sessões onde em cada uma delas são exibidas ao público variados trabalhos e este pode inclusivamente no final votar na sua favorita. Esta iniciativa vem do site Portugal Fantástico que já é uma referência nacional para todos os entusiastas e trabalhadores na área do cinema em Portugal."



Festival de San Sebastián 2013, por Diogo Figueira, do blogue Split Screen

"Cartazes gigantes, salas luxuosas, passadeiras vermelhas, gente molhada em cima de pranchas, gente ao vento em cima de bicicletas, centenas de jornalistas de acreditação verde ao peito, bares de pintxos coloridos onde é impossível escolher o que comer, edifícios charmosos cor-de-areia, praia rodeada por pequenas montanhas de vegetação pinhalesca, um mar e um largo rio de cor tão pitoresca que aí podia ter sido filmado The Master, festas para tudo e mais alguma coisa, trocas de cartões por tudo e por nada, networking que passa de actividade aterradora para algo quotidiano, Annette Bening a ver The Face of Love sentada no meio do público (como se passasse despercebida), Hugh Jackman incrivelmente humilde e divertido, Denis Villeneuve a revelar-se um dos maiores cineastas de uma geração..."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...