terça-feira, maio 06, 2008

O Filme da Minha Vida em BD

O Percutor Harmónico, de André Lemos, inspirado no filme Aconteceu no Oeste, de Sergio Leone, é o primeiro álbum da colecção de banda desenhada O Filme da Minha Vida que a Ao Norte vai editar e será apresentado na próxima Sexta-feira, no decorrer os VIII Encontros de Viana – Cinema e Vídeo. O álbum contará ainda com um ensaio crítico sobre o autor assinado por João Paulo Cotrim, como acontecerá em todos os volumes da colecção. Esta é dirigida pelo artista plástico Tiago Manuel e tem design gráfico de Luís Mendonça. A apresentação de O Percutor Harmónico começará com a projecção, em 35 mm, de Aconteceu no Oeste, seguida da inauguração de um exposição com as pranchas originais do álbum e de um encontro com o Autor.

A colecção O filme da Minha Vida faz-se do repto lançado a dez autores portugueses de BD para que produzissem um álbum BD inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas. Este cruzamento entre as sétima e nona arte é vocacionado para os amantes de ambas e, principalmente, dirigida aos jovens que frequentam o ensino secundário superior. A apresentação de cada álbum contará com a projecção e análise do filme escolhido, a apresentação do livro, uma exposição dos originais e um encontro com o autor, para os quais serão convidados a participar alunos de artes visuais e de disciplinas relacionadas com o audiovisual, a comunicação e a língua portuguesa.

Sexta-feira, dia 09, 14h00, T Sá de Miranda
Aconteceu no Oeste, de Sérgio Leone
Sexta-feira, dia 09, 17h00, Espaço Ao Norte

Inauguração da exposição O Percutor Harmónico + Encontro com André Lemos
Mais informações: http://www.ao-norte.com/

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro amigo Knox., informo que vamos adicionar o seu blog aos nossos favoritos. Que tal? Um abraço

www.loungeart.blogspot.com

Carlos M. Reis disse...

Retríbuido ;) Um abraço!

À sombra da bananeira disse...

Só posso deixar aqui a minha vénia ao execelente gosto e à coragem do senhor André Lemos.

Aconteceu no Oeste tornou-se um dos filmes da minha vida logo após o primero visionamento. E, uma vez que me pediram para fazer uma lista dos filmes da minha vida, depois de várias trocas de posições, foi este que acabei por deixar ficar no topo da lista.

A transposição, para a BD, da ambiência que o filme consegue criar, não se afigura nada fácil, por isso que a inspiração tenha acompanhado o senhor André Lemos. Confesso que não conheço grande coisa sobre BD de autores portugueses e, por isso, talvez esta iniciativa seja um bom pretexto para colmatar a lacuna.

p.s. - fui cuscar no site mas não vi referência a outros títulos para a referida colecção. Serei cegueta ou não existe mesmo essa informação? Thanks.

À sombra da bananeira disse...

oooops... perdão, há pouco o computador, ou o browser, sei lá, não me deixava ver a página toda. Agora, que estou noutro computador, já consegui ver quais os próximos lançamentos previstos. Mais água na boca.

Anónimo disse...

Trabalho carajoso esse o de Ándre Lemos, mas ainda bem que assim é.

Pegou logo tb num dos filmes da minha vida.... vou dar uma vista de olhos concerteza.


cumpts.

Carlos M. Reis disse...

Bananeira, fico contente que esta entrada tenha servido para alguma coisa então ;) Confesso que não sou fanático por Banda Desenhada, mas achei uma ideia interessante esta junção das artes pelo caminho inverso - normalmente é BD para Cinema e não o contrário ;) Um abraço!

Nasp ;) Cumprimentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...