sábado, janeiro 12, 2008

Querem ver que afinal de contas...

"CLOVERFIELD is a bold genre-reinvention unlike anything we’ve ever seen before.”

“The movie is f**king brilliant. It’s what we were told it was going to be. An intimate perspective on an impossibly grand scale human disaster beyond most human levels of comprehension."

“Like SAVING PRIVATE RYAN, but instead of Nazis it’s a giant monster.”

“There’s no score, there’s no rules, there feels like there’s no script and no movie. It feels found, but it is so huge that you can’t ever really believe that… but handheld film just has never had a story of something this fantastical or huge happen. The movie is a landmark genre film. A true milestone in film.”

CLOVERFIELD is worth the obsession, worth the months I’ve had to put up with fans wondering what the hell it was”

37 comentários:

Anónimo disse...

Grandes críticas! Mas, eu não gosto quando elevam em demasia as expectativas, porque dão um maior espaço para a desilusão. O bom é que podemos comprovar a qualidade do filme por nós próprios muito em breve.

Já agora, qual a fonte das críticas?

Carlos M. Reis disse...

Grande ZB, um foi o Harry Knowles do Aint it Cool News. O Link está na foto, basta clicar ;) O outro que citei, foi um dos que apareceu no Google Reader, mas já não me lembro qual o site. Julgo ter sido do Entertainment Weekly. Um forte abraço!

Joana disse...

juntamente com esses comentários também li outros interessantes sobre "The Orphanage" de Guillermo del Toro ;)

cumprimentos

Carlos M. Reis disse...

É verdade sim senhora, também já os vi. Mas do Guillermo del Toro já todos esperavamos alguma coisa jeitosa ;) Beijinhos.

Anónimo disse...

O "El Orfanato" foi apenas produzido pelo Guillermo Del Toro, o realizador é um senhor chamado Juan Antonio Bayona, embora as parecenças com a obra de del Toro sejam (aparentemente) evidentes.

Quanto ao Cloverfield, é ver para crer. Mas tendo a não confiar muito em filmes com estreia em Janeiro...

Cumprimentos

brain-mixer disse...

Ena... "Like SAVING PRIVATE RYAN, but instead of Nazis it’s a giant monster."
Esta frase roeu-me todo de curiosidade! :P

Carlos M. Reis disse...

Fábio, tens toda a razão. Quanto à desconfiança de filmes que estreiam em Janeiro, não estou contigo nessa ;) Para mim Janeiro e Fevereiro cá pelas nossas terras são sempre os melhores meses em termos de estreias ;) Um abraço!

Edgar heheh. Vamos lá ver, vamos lá ver ;)

Anónimo disse...

Referia-me ao Janeiro norte-americano, no qual se inclui o 'Cloverfield', e não ao nosso Janeiro, no qual levamos em catadupa com os resquícios da 'oscar season' dos EUA ;)

Cataclismo Cerebral disse...

Mais lenha para a fogueira... Assim é impossível não ficar com a curiosidade mais atiçada :P

Abraço

Carlos M. Reis disse...

Fábio ;) My fault. Tens toda a razão. Um forte abraço!

Cataclismo, indeed! Já faltou mais para combinar uma ida colectiva da blogosfera ao filme na sua estreia :D

She was anouk disse...

hm..apetite. :)

beijinhos knox :D

Carlos M. Reis disse...

fes ;) Beijinhos!

Anónimo disse...

Bem, amanhã é o dia de estreia. Para já, tem 50% (6/6) no Rottentomatoes. Palpita-me que será daqueles filmes tipo ou se ama ou se odeia, tipo Blairwitch. Como gostei bastante do Blairwitch, e apesar de ser diferente, acho que também vou gostar deste.:)

Anónimo disse...

Claro que o Blair Wicth se escreve assim...

Anónimo disse...

O Bom e que se for uma banhada de movie só dura 90 minutos.

Tb estou nessa, Janeiro e Fevereiro para estrea de filmes, e mais filmes com 90minutos ou menos!! a mim pouco me dizem. .

Carlos M. Reis disse...

ZB, eu também amei o Blair Witch, por isso estou altamente expectante para este Cloverfield. Cum catano, nunca mais chega ;) Um abraço!

Nasp, heheeh, isso é uma faca de dois "legumes", como diria o Jaime Pacheco. É que pode ser tão bom que 90 minutos vão ser muito muito pouco ;) Cumprimentos!

Anónimo disse...

Acabei de chegar do filme, e deixem-me que vos diga - grandes sapatos de salto alto dourados. Tenho de arranjar uns só para mim e treinar, a ver se também consigo passar um filme inteiro a fugir de um monstro. ROTFL.
A nível de história, o filme não é mau - é mto mau. Tem tantos, mas tantos buracos e coisas mal explicadas que nem sabemos para onde nos virar. Mas também não fui lá para ver uma boa história. Fui para ver um filme de monstros que dão cabo da estátua da liberdade e mai nada.
Uma dica - não percam nos últimos minutos a razão de ali termos estado. Eu não dei por nada. LOL

Anónimo disse...

Ah, e já agora - muito gostava eu de saber que "pagamento" tiveram os senhores que escreveram os comentários citados. Saving Private Ryan? Um marco no género.
Please...

Carlos M. Reis disse...

És a primeira Syrin na blogosfera nacional. Até agora só elogios em todo o lado. E ainda está a aguentar os 8.0 no IMDB, mesmo ao fim de alguns milhares de votos. Eu quero ver se amanhã o devoro ;) Beijinhos ;)

Anónimo disse...

Eu gostei bastante.
Primeiro que tudo: se o estilo "hadycam" vos enjoa, então nem se deiam ao trabalho.
Segundo: O filme é suposto ser um vídeo amador de um grupo de jovens que estava numa festa quando o ataque ocorre. Não é suposto haver explicações para o aparecimento do monstro ou coisas do género.
Terceiro: Buracos!?!? Quais buracos!? Como disse anteriormente, aquilo é suposto ser um vídeo amador e não os X-Files (mau exemplo até). A única coisa que talvez me tenha convencido menos foi

SPOILERS************************************




o exército tê-los deixado ir tão fácilmente, e terem evacuado primeiro a Lily em vez da Beth que estava ferida.




**********************FIM SPOILERS

Anónimo disse...

Querem buracos? Ora bem, aqui ficam eles:




******SPOILERS!!!*******

A primeira coisa que vês no filme é uma imagem a falar de um cartão de memória SD que foi encontrado em Central Park. Ok - mas então se era um cartão de memória SD, porque raio passam o resto do filme a falar em "tape"? E, que eu saiba, os cartões SD não permitem que se mantenham imagens anteriores quando se grava uma coisa por cima. De qualquer maneira, eu quero um cartão e uma máquina daquelas quando andar a fugir de um monstro - haja bateria! ;)

O exército, que já viu o poderia do monstro, encontra 4 pessoas a vaguear pelos túneis, feridos e cobertos de sangue. Não lhes faz perguntas – não, claro que não. Esqueçam o facto de eles já saberem que as mordidelas do monstro têm consequências graves – o que interessa é levá-los para junto do resto dos soldados, possibilitando um contágio. Boa, muito espertos – é assim que querem ganhar a batalha?

Não contentes com isso, vêem que a Marlena está infectada, mas deixam os outros 3 ir embora, sem lhes fazer mais perguntas, sem verem se eles também estarão contaminados – afinal, todo aquele sangue e arranhadelas tem de ser obra da Marlena, certo?

E ainda sobre o exército – foram tão simpáticos: será mesmo credível acreditar que o exército os deixaria ir embora, assim, sem mais perguntas, deixando-lhes uma saída caso chegassem a tempo aos helicópteros? Afinal aqueles soldados estão ali para salvar pessoas ou para combater o monstro?

A Lily é o meu ídolo – aguentou um filme inteiro, com correrias, bombas, monstros, explosões de sapatos de salto alto (dourados!) e vestidinho de coktail. Mesmo depois de passar por uma loja onde poderia, com toda a calma, ter trocado de roupa (e de sapatos), apenas se livra deles no momento em que tem de saltar de um prédio para o outro. Yep, porque não há nada melhor do que andar a correr em cima de entulho descalça. Então não é que ela sobe os 50 e muitos andares descalça, atravessa os prédios descalça, e depois volta a calçar-se para saltar de prédio e descer novamente os andares? Eu cá não conseguia, mas a Lily é, obviamente, uma super-mulher. LOL.

Quanto à Beth – então ela esteve horas ali presa no entulho, com uma ferida daquelas junto ao ombro, e quando é salva parece ficar bem? Todos sabemos que a adrenalida pode ajudar em casos desesperados, mas isto é esticar demais a credibilidade – ela devia, no mínimo dos mínimos, estar em choque, mas depois de sair do prédio parece nem dar por nada. Aliás, chegamos ao ponto em que as outras personagens a agarram e apertam com toda a força – não sei porquê, mas tenho a sensação que isso ia doer – e muito! LOL

E no final – depois de terem destruído a cidade: como é que uma simples cassete de vide/Cartão SD sobrevive? Então eles não iam bombardear tudo? Então aquilo não aconteceu mesmo ao pé do monstro?
LOL.



*********FIM DE SPOILER

Estas são só algumas coisas de que me lembro. No final do filme passamos o caminho todo até ao metro a fazer uma lista de todas as coisas ridículas do filme. Mas, no fundo no fundo, aquilo é um filme de monstros – não é suposto ter história. É um filme pipoca e pronto. Como disseram num comentário – é como andar numa montanha russa – vamos lá pela emoção. Eu fui para ver qual era o hype, e para confirmar que a famosa “shaky cam “ não me afecta. LOL.

Mas, lá está – gostos são gostos. Esta é a minha opinião, vocês fiquem com a vossa. ;)

Anónimo disse...

SPOILERS************************************


Sinceramente, parece-me que andas à caça de buracos.

A do cartão não me apercebi, por isso não discuto...

Agora a da bateria. As baterias são suposto durar muitas horas. E apesar de não me conseguir lembrar o período de tempo que decorre a acção, não me parece que seja assim tão longo.

A dos sapatos: como nunca andei de saltos não sei a sensação (acredito que não seja muito boa :D), mas no meio de um ataque de um monstro, em que a pessoa que amo acabou de morrer, ter o descernimento para ir mudar de roupa, não me parece ser algo que fizesse numa situação semelhante.

Quanto ao exército fazer-lhe mais perguntas e deixarem-nos ir embora... 1.º eles tinham procupações maiores que salvaguardar a vida de 3 pessoas; 2.º apenas um dos soldados deixa-os ir sem conhecimento dos outros; 3.º o prossuposto que o exército é clarividente em situações que o cidadão comum entra em pânico é algo extremamente hollywoodesco.

O tal bombardeamento acontece, daí a queda das pedras no final. Um bombardeamento não implica que tudo seja destruído, ainda por cima algo tão pequeno como uma câmara, debaixo de uma ponte... Claramente um "buraco" forçado... :)

Claro que cada um tem direito à sua opinião, mas talvez na tua vejas buracos a mais, e talvez na minha veja buracos a menos. Agora, uma coisa é certa: sem se passar por algo do género (e não tou a falar de monstros, claro :D) é díficil afirmar-se que "isto pode acontecer" e "aquilo é esticar a corda". Digo eu!

Acima de tudo, o que mais apreciei no filme foi a sensação com que fiquei de estar presente, de estar ali no meio de Nova Iorque a fugir de um monstro, coisa que a maioria não nos faz sentir.

E como disseste, cada um fica com a sua ideia e ficamos ambos contentes! :))

Anónimo disse...

Aliás...


SPOILERS********************


O bombardeamento anunciado pelo militar acontece quando eles estão no helicóptero e o monstro sobrevive. Não existe mais ideia de que haveria outro bombardeamento com fogo "pesado".

Anónimo disse...

**** Spoilers ****+

Por acaso não procurei buracos - foram tudo coisas que me surgiram enquanto ia vendo o filme, coisas que me deixavam com aquela sensação de "WTF?!"

Anyways - a do cartão é a mais óbvia, a dos sapatos é embirranço meu (mas raios, aquilo devia doer, nem seria preciso pensar muito para trocar de sapatos. Se eu estivesse a fugir descalça, lembrar-me-ia automaticamente de procurar uns sapatos quando houvesse oportunidade).

Quanto à bateria, passaram-se 7 horas desde que surgiu o monstro, segundo a personagem principal nos últimos momentos. A câmara já estava ligada há pelo menos algumas horas, durante a festa. É uma super-bateria, IMO. LOL

A do exército deixou-me surpresa, mas quem sabe, talvez esta seja a verdadeira imagem do exército - muito menos organizado do que imaginamos e do que costumamos ver nos filmes. ;)

O bombardeamento e a sobrevivência da câmara é mesmo um buraco do filme. O militar avisou que quando ouvissem as sirenes seria o ataque final, a destruição de Manhattan (até vimos aqueles aviões especiais, que carregam as superbombas, a prepararem-se para o ataque). O ataque anterior, que eles viram do helicóptero, foi a última tentativa de destruir o monstro sem acabar com a ilha. Disso tenho a certeza.

Mas é como eu digo - esquecendo a história, é um filme de monstros e mai nada. Pelo menos desta vez não fizeram um teste de gravidez a um réptil. LOL

By the way - andam a dizer na net que nos primeiros momentos do filme há uma imagem do símbolo da Dharma. Nice. :)

Carlos M. Reis disse...

Isto é que vai aqui uma açorda! Eu confesso que não li uma única linha do que escreveram. Não quero correr o risco de me spoilarem o filme ;) Abraços e Beijinhos!

Anónimo disse...

Não leias, não, é melhor. Lês depois, quando já tiveres visto. ;)

Anónimo disse...

Lá venho eu outra vez... :)

SPOILERS**************************

Ao ler a crítica do Markl lembrei-me também que, na questão da bateria, cada vez que ouve um corte, e se via o material gravado antigo, significa uma paragem. Já para não falar que existem câmaras com baterias que permitem quase 6 horas de gravação contínua. Essa questão da bateria tem muito que se lhe diga...

Acho que já chega. :))

Se me lembrar de mais alguma coisa volto cá! :))

Anónimo disse...

*houve :S

Anónimo disse...

**** spoilers ****

Ui, nem falemos na questão das imagens antigas, porque aí então é que não há forma de desculpar - os cartões SD não permitem este tipo de gravação. :)

**** fim de spoilers *****

Round 2, starting now! LOL

Anónimo disse...

Não, tu é que estás a ver mal as coisas. :))

SPOILER******************************


A mensagem refere um cartão SD com várias visualizações (o termo não é este, mas agora não me consigo lembrar qual é :S) do monstro.

O cartão SD não contém apenas o vídeo daquelas pessoas, mas sim outros que foram encontrados.

Isto já sou eu a divagar... Mas não achas que estás a bater num pormenor que não tem importância nenhuma para a história!? ;)

Anónimo disse...

**** spoilers ****

Bom, a mensagem dizia que o cartão foi encontrado no Central Park, sítio onde os dois "morreram". Se o tal cartão não fosse o que eles estavam a gravar, mas sim uma compilação de várias gravações, significa que Cloverfield 2 vai-nos mostrar os sobreviventes. Cloverfield 2 - Acção em Central Park LOL.
Mas isto é tudo especulação, claro está. ;)

E não, não acho lhe estou a dar demasiada importância. Foi uma coisa que me deixou intrigada desde início. Se começo o filme a achar que já há coisas mal explicadas, então não consigo apreciá-lo verdadeiramente (e sim, eu sou picuinhas, admito, é uma questão de feitio - e agora já estou bem melhor, nos primeiros tempos de vício em bds quase que desatinava com a falta de continuidade das histórias.)

**** Fim de Spoilers ****

De qualquer maneira, quem me vir aqui nesta discussão até pensa que eu odiei o filme. Não foi o caso - simplesmente não percebo toda esta adoração que lhe tem sido dada. É um filme de monstros - puro e simples. Não fui para lá com expectativas de ver um grande filme, logo não me desiludiu, mas também não o considero "f**king brilliant", e muito menos vejo a ligação ao "Saving Private Ryan". Se constitui uma "reinvenção do género", ou um "marco dentro do género", aí já não posso comentar -só conheço mesmo o "Godzilla". ;)

Anónimo disse...

Mas mais engraçado do que isto tudo, é ver que os fanáticos de Lost já andam a ver teorias de conspiração em todo o lado:

"Exemplos: no penúltimo episodio da segunda série quando Sayid e Jin estão no barco e vêm aquele pé gigante cortado e Sayid comenta que não sabe o que é mais assustador, se o tamanho do pé da estátua ou teorizar sobre o q que o destruiu.
Ou quando Loque não carrega no botão da escotilha é avisado de que as suas consequências se farão sentir no mundo exterior. Será a libertação da criatura a consequência ?"

LOL. E no Felicity, também haverá ligações?

Anónimo disse...

SPOILERS*****************************

Aluguei o filme para tirar as dúvidas. :))

Existem duas mensagens ao início.

1: Document #USGX-8810-B467
Digital SD Card
Multiple Sightings of case
designate "Cloverfield"

2: Camera retrieved at incident site "US-447" area formerly known as "Central Park"

Anónimo disse...

Acho quo o Knoxville se vai passar connosco! :))))

Anónimo disse...

Já agora só mais uma achega...

SPOILERS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Depois dos créditos finais ouve-se isto:

http://img532.imageshack.us/my.php?image=cloverfield059fu3.flv

http://boomp3.com/m/bd034dfca370

Carlos M. Reis disse...

Grandes malucos! Já estou em pulgas para ver o filme só para depois vir ler tudo o que estão para aqui a discutir :D

Anónimo disse...

LOL.

***** Spoilers *****

Lá está, começou logo aí a polémica do cartão vs video. ;) Ou é memory card ou é tape - os dois não pode ser. :P

Já tinha lido qq coisa sobre os créditos finais, e achei mto giro terem posto a mensagem de trás para a frente. Como já tinha dito, vem aí sequela. ;)

***** Fim de Spoilers ****

Tenho a certeza que o Knoxville nos perdoa - afinal, estamos dentro do tópico. :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...