quinta-feira, janeiro 17, 2008

Quando eu era pequenino... (V)

1983. Os produtores de Risky Business, realizado por Paul Brickman, apostam num jovem actor, sem provas dadas no meio, para o papel principal de um adolescente que sente que chegou a altura de transformar em realidade todas as suas fantasias tipicamente masculinas - carros, mulheres, dinheiro e por aí adiante. Ao declinar no casting jovens promessas como Tom Hanks e Nicolas Cage em detrimento deste rapazinho, mal sabiam eles que, com esta oportunidade, e muito em particular, com esta cena, estavam a dar asas a Tom Cruise para se vir a tornar num dos mais respeitados e bem pagos actores de Hollywood. E porquê? Porque quando se soube que toda esta cena foi improvisada pelo próprio, a pedido de Brickman, não houve realizador na indústria que não o desejasse nas suas películas. E digam o que disserem hoje em dia sobre ele, Tom foi durante década e meia grande. Muito grande mesmo!
Edições Anteriores: (I) (II) (III) (IV)

12 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Esta é daquelas cenas que tornam um zé ninguém numa estrela. E por acaso o filme até é fixe...

Abraço

Anónimo disse...

Ele ainda hoje é genial... tenha ou não a cientologia por trás! (e isto n é literalmente....)

Carlos M. Reis disse...

Sem dúvida Cataclismo. E sim, o filme, tal como grande maioria dos que fez até ao final dos anos 80, é bem porreirinho! Um abraço!

Ricardo, ainda é bom mas arrefeceu bastante. Falta-lhe alguma chama ultimamente. Veremos se Valkyrie vai mudar alguma coisa :) Um forte abraço!

José Quintela Soares disse...

Os grandes actores não "duram" só 15 anos...mas fez coisas interessantes, reconheço.

Não faz parte dos meus eleitos.

Carlos M. Reis disse...

Não sei se concordo caro José. Um grande actor pode ter durado até só dois ou três filmes. Tal como um grande realizador (Malick, Tarantino entre tantos, são hoje considerados enormes realizadores, com apenas meia-dúzia de filmes). Um abraço!

Anónimo disse...

Até ao final dos anos 80???!!!! Magnolia (1999); Collateral (2004); vanilla sky (2001); eyes wide shut (1999). Estes são alguns filmes bons e com boas senão excelentes prestações de Tom Cruise! Dos anos 90 para a frente também entrou em maus filmes, mesmo assim não considero cocktail(1988) um bom filme nem top gun (1986)nem as prestações deste rapaz nesses filmes, tais como outros nos anos 80! Considero Tom Cruise um bom actor mas não é dos meus preferidos mas acho incrível apagarem as suas interpretações apenas por discordarem das suas maluquices!! O homem entrou em melhores filmes nos anos 90 e 2000 do que nos anos 80! As suas interpretações foram muito elogiadas em muitos desses filmes! Rain Man dos anos 80, tal como a cor do dinheiro são bons filmes mas não justificam uma década inteira!!!!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o open your eyes, olhemos para a lista de filmes dos anos 80 de cruise! Por amor de Deus são poucos os que se safam. Acho que Cruise já fez grandes papéis depois dos anos 80 e continuará a fazê-los por muitos anos!

Carlos M. Reis disse...

Days of Thunder, Born on the Fourth of July, Rain Man, Cocktail, The Color of Money, Top Gun (1986) e Risky Business. Se isto não foi uma década de 80 em muito bom nível para um estreante, desculpem mas não posso concordar convosco. E o que eu disse foi até ao final dos anos 90, não 80. Disse década e meia, ou seja, 1985/86 a 2000/01. De resto, estamos todos do mesmo lado. Para mim Cruise, é muito grande ainda. Só disse que, digam o que disserem hoje sobre ele - mesmo quem não o suporte -, é inegável que durante esta década e meia que referi, Cruise foi grande. Muito grande mesmo.

Cumprimentos Open e Adrianita.

Anónimo disse...

"...Sem dúvida Cataclismo. E sim, o filme, tal como grande maioria dos que fez até ao final dos anos 80, é bem porreirinho! Um abraço!", foi esta a frase a que me referia, não a essa que dizias no post principal, as minhas desculpas, culpa minha! Quanto a days of thunder e cocktail e top gun serem bons filmes isso é discutível. No meu entender são filmes pipoca maus, mas gostos não se discutem! Quanto ao resto realmente estamos de acordo.

Carlos M. Reis disse...

Não, a culpa em parte também é minha, que não me lembrei de ter dito isso ao Cataclismo. As minhas desculpas. Cumprimentos, obrigado pela visita e participação ;)

Loot disse...

Independentemente do que se passa na sua vida pessoal, não há dúvidas que ele é um bom actor, com alguns papeis que para sempre serão recordados na história do cinema.
Dos filmes mais recentes gostei muito dele no "Collateral".

Abraço

Carlos M. Reis disse...

No Collateral, Cruise está magistral. Mas Collateral é de uma só pessoa... do seu realizador. Sem ele, poderia muito bem ter sido um filme banal. O espiríto e o tom que Mann dá ao filme fazem a diferença.

Um forte abraço Loot!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...