sábado, novembro 24, 2007

Rankings CN: O Xadrez com... Ridley Scott

Tenho um pequeno vício, daqueles que rouba tempo ao tempo mas, felizmente, não é nada nocivo quando comparado com outros que deterioram as sociedades modernas. Um exercício histórico, jogado por reis e faraós, que corre sobre um tabuleiro de 64 casas. A juntar-se a este hábito, tenho outro que justifica a existência deste blogue: o Cinema. Por isso mesmo, o xadrez e o cinema podem ser considerados o meu maço de tabaco e o meu café diário. Ou seja, que melhor do que elaborar uma série de Rankings CN que envolvam o chamado "Chess Placement" nas vastas filmografias de notáveis e louváveis realizadores? (III)

Kingdom of Heaven (2005) e Blade Runner (1982)


Matchstick Men (2003) e A Good Year (2006)

6 comentários:

Dário Ribeiro disse...

E que tal "The Seventh Seal" (Ingmar Bergman) vs "Blazing Saddles" (Mel Brooks) ? ;0)

abraço

Carlos M. Reis disse...

A seu tempo virão os dois, ou não fosse a cena de "The Seventh Seal" um dos motivos porque me lembrei destes rankings ;)

Um abraço!

Anónimo disse...

Grande ideia :)
Também gosto de jogar, embora confesse que já não o faço há uns poucos anos...

E em relação aos filmes não posso deixar de deixar outra sugestão: A Tábua da Flandres (o título original do filme é Uncovered), baseado no livro de Pérez-Reverte. O filme é apenas mediano (pelo que me recordo) mas o xadrez é o próprio catalisador da acção.

Carlos M. Reis disse...

Não conhecia esse Uncovered, mas fiquei bastante curioso. Já está na lista dos "A Arranjar" ;)

Beijinhos Helena, obrigado pela sugestão!

Anónimo disse...

Também de Ridley Scott, há uma cena de memorável de xadrez em "Black Hawk Down" quando dois soldados deixam um jogo em suspenso para nunca mais voltar.

Carlos M. Reis disse...

É verdade sim senhor. Falha imperdoável. Bem visto anónimo ;)

Cumprimentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...