sexta-feira, setembro 28, 2007

Rankings CN: Rodas Mortíferas

Foram centenas de viaturas que durante décadas e décadas de cinema aterrorisaram inocentes e vilões. Do monstruoso camião de Terminator, ao estiloso Ford de Stallone, perdão, Cobretti, muitos ficaram de fora deste top. Só havia lugar para cinco e a subjectividade imperou nos critérios deste humilde, quase nabo por certificado, apreciador de veículos de quatro rodas. Confesso que não sei distinguir um Opel de um Renault à distância e que nem faço ideia da cilindrada nem da cavalagem - é assim que se diz?!? - do mais comum dos carros da nossa praça. Por isso, foi preciso uma pesquisa aprofundada para descobrir sequer os nomes dos cinco premiados deste ranking. Tudo para recordar bons momentos de cinefilia, onde a Máquina e o Homem aliaram e fizeram furor e, por vezes, terror numa estrada perto de si.

Quinto Lugar: Aston Martin DB5, numa das adaptações para o cinema das obras de Ian Fleming, neste caso "Goldfinger". 282 cavalos, 4.0cc, e 8.1 segundos dos 0 aos 100. Apetece dizer: Martin, Aston Martin. Não houve Pussy... Galore que lhe escapasse!


Quarto Lugar: Chevy Nova de 1971, no recente "Death Proof", de Quentin Tarantino. Conduzido - no ecrã - por Kurt Russel, fica atrás do seu adversário directo porque afinal de contas - e atenção a quem não viu ainda o filme - acabou derrotado. Nem os seus 270 cavalos, e os 8.5 segundos dos 0 aos 100 lhe valeram.


Terceiro Lugar: Ford Mustang de 1972, o carro que marcou presença em "Vanishing Point" e, mais tarde, em "Death Proof". Os seus 375 cavalos, aliados a um motor V8, de 7.0cc limparam o rabinho a muitos homens de barba rija. Kurt Russel que o diga. E bastaram três gatas bravas para um show-off impressionante.


Segundo Lugar: Ford XB Falcon "Pursuit Special". Um "mad" Ford para um "Mad Max". Especialmente adaptado para o filme, numa versão única nunca mais vista, este Falcon de 200 cavalos e com um motor de 5.8cc só não deu cabo da Tina Turner, porque ela insistiu em ficar dentro de uma compartimento gigante e oval, de puro aço. De resto, não houve barbudo de dentes podres que resistisse.


Primeiro Lugar: Peterbilt 281, de 1955. Aquela carcaça enferrujada provocava pânico imediato mal aparecia no retrovisor. É verdade que o motor de 125 cavalos e 3.2cc é mais fraquinho que os restantes, ainda por cima tendo em conta a tara da viatura. Mas tendo em conta que o camião tem mais de meio século e que foi ele o grande e primeiro catalisador de carreira de Steven Spielberg, que o usou em "Duel", não poderia ficar noutro lugar que não o primeiro. E bastavam-lhe oito segundos para chegar aos cem!

10 comentários:

José Quintela Soares disse...

Post interessante.
Concordo com a selecção.

Bosn tempos!

Carlos M. Reis disse...

Obrigado José. Um forte abraço.

Anónimo disse...

Então e o carro do Justiceiro (Knight Rider) :|?

Carlos M. Reis disse...

Como disse, ficaram centenas de fora que talvez merecessem entrar neste top. De qualquer das formas, só me baseei no Cinema e não na Televisão. Senão tinha que falar daquele "Viper" camaleónico que passou por uns tempos na Sic ;)

Cumprimentos!

Alvy Singer disse...

Primeiro lugar, justissimo. Não poderia ter sido melhor escolhido. E, já agora, caro Knoxville, a mensagem de boas-vindas para o mês de Outubro é do melhor que há. Belo momento do cinema, para sempre guardado. Parece que o estou a ver agora...

Anónimo disse...

A viatura enferrujada do Spielberg é lendária, e foi de facto uma óptima escolha.

Abraço

brain-mixer disse...

Estamos em sintonia com os artigos a publicar :D
Mais um que há tempos andava para mostrar, mas mais abranjente... Tu foste para o sangue... :P LOL

Carlos M. Reis disse...

Caro Alvy, ainda bem que gostaste. É que foi mesmo a mais pura das sortes: pensei que tinha que arranjar uma frase mítica que ficasse ali do tamanho certo. E não é que foi logo a primeira que me lembrei, do Pulp Fiction, que assentou que nem uma luva? Hehehe ;) Um abraço.

RJ, ;) Um abraço!

Edgar, isto é quase assustador ;P Fico à espera então ;)

André disse...

Os primeiros carros que me vieram à cabeça foram o famoso Ford de MadMax e o Shelby GT 500 do 60Seconds.

No que toca a carros, estou ctg. Não percebo patavina...mas sei que não se diz cavalagem!!! hahaha

Carlos M. Reis disse...

O do 60 seconds também me veio à cabeça, mas ficou em 6º :)

Não é cavalagem? Com a breca!!! Então, como é? :P

Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...