quarta-feira, dezembro 20, 2006

Globos de Prata 2006 - Actriz Secundária e Poster

Mais um ano passou. Foram quase 200 os filmes estreados em Portugal durante 2006 e o Cinema Notebook, tal como fez o ano passado, volta a premiar os melhores em diversas categorias. Sem critérios de qualidade (já deviam saber que tenho mesmo mau gosto) e bastante limitado ao nível da nomeação (apenas assisti a uns 12,3% desses 200 filmes), tentarei articular categorias típicas desta altura do ano com algumas inovadoras. Para começar:

Melhor Poster


Little Miss Sunshine
Parece simples. Demasiado simples. Mas a verdade é que o seu visual transforma tudo em amarelo. O espaço em branco, a fonte modesta, a fotografia que nos deixa curiosos e interessados no caso de não sabermos a premissa. Pequenos pormenores que o fazem, para mim, o Poster de 2006.

Melhor Actriz Secundária

Michelle Monaghan como Harmony Faith Lane em Kiss Kiss Bang Bang.
30 anos e uma carreira promissora pela frente. Começou a dar nas vistas na série televisiva Boston Public mas só em Kiss Kiss Bang Bang conseguiu dar o salto definitivo para o estrelato, com uma interpretação fantástica que abriu os olhos a muita gente e a colocou entre as mais faladas, e não tarda nada, entre as mais bem pagas. Foi a miss Cruise em Mission: Impossible III e para 2007 tem lugar marcado em Gone, Baby, Gone de Ben Affleck e The Heartbreak Kid dos irmãos Farrelly. É tão intensa que nos fez mesmo torcer para que Cruise a salvasse na sua Missão Impossível invés de um final macabro e doentio. E em Kiss Kiss Bang Bang faz com que ninguém dê pela presença de Shannyn Sossamon no elenco. Não é para todas.

8 comentários:

brain-mixer disse...

Quanto ao poster, eu enunciaria o de V for Vendetta ou qualquer um dos de Hard Candy.

Carlos M. Reis disse...

Tiverem nos meus nomeados também, tal como o do "The Proposition". Mas acabei por preferir este. Aliás, não tivesse The Descent estreado no último dia de 2005 e o melhor poster seria a versão americana do mesmo.

Um abraço Edgar.

Anónimo disse...

Não acho a Michelle Monaghan nada de especial.

Vi o Kiss Kiss, Bang Bang e não gostei do filme. Em North Country e MI3 tb não mostrou nada por aí além (qualquer uma fazia no mínimo o q ela fez)

Na minha opinião não chega aos calcanhares da Rachel McAdams (essa, sim, uma verdadeira estrela em ascenção)

Carlos M. Reis disse...

O ano passado coloquei a Rachel McAdams em 2º lugar mas este ano era impossível colocá-la em que lugar fosse pois não entrou em nenhum filme. Foi um ano sabático para Rachel. Também sou admirador mas já acreditei mais na sua ascensão. Veremos.

Quanto a Monaghan, é uma opinião. Eu gostei bastante da sua participação em Kiss Kiss Bang Bang e em MI3. Já North Country não lhe deixa mostrar muito.

Cumprimentos.

Ricardo disse...

Boas!
Mesmo sem ter visto muitos filmes este ano, há actrizes que colocaria como melhores secundárias. Por exemplo a Catherine Keener no Capote ou a Emily Mortimer em Match Point (ou Lynn Cohen em Munich, ainda que o seu papel fosse minúsculo!)
Um abraço ;)

Carlos M. Reis disse...

Boas Ricardo. Tal como disse no ínicio do post, o critério só envolve, obviamente, o que vi. E não vi nem Capote, nem Match Point nem Munich ainda, o que são graves falhas, eu sei.

Um abraço!

Anónimo disse...

O meu poster favorito é mesmo o do "Munich".

Não acho a Michelle Monaghan nada de especial... Prefiro a Reese Witherspoon como Secundária...

Ei, Knoxville, envia-me os teus votos para os meus prémios de cinema, fazias-me um grande favor... faziam-me, todos vocês! :P

Carlos M. Reis disse...

Era um forte concorrente também RJ, mas acabei mesmo por ficar deliciado com a simplicidade do poster do Little Miss Sunshine.

Quanto à actriz secundária, não é no geral, é num filme específico, e falo do papel dela em Kiss Kiss Bang Bang, que gostei bastante. Como disse não vi tudo o que passou por Portugal.

Já vou passar pelo Kriticinema e ver isso.

Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...