segunda-feira, novembro 27, 2006

Desafio: Um filme...

que poucos conheçam mas que seja extraordinário! A minha sugestão vai para Le Grand Bleu, uma obra de que ninguém fala quando o nome de Luc Besson vem à baila.

25 comentários:

Nuno Pires disse...

Que ninguém conhece? É pura e simplesmente culto em França... É o primeiro filme que vem à cabeça quando se fala de Luc Besson.
Abraço,

Carlos M. Reis disse...

Falo em Portugal caro Nuno. Tenho a ideia que Besson para o comum dos cinéfilos nacionais é Léon, Nikita ou Quinto Elemento. Para mim é Le Grand Bleu e só depois Léon.

Um abraço! Deixa o teu filme também Nuno :)

Dark Electronic disse...

Hmmm Eternal Sunshine of The Spotless Mind? :s

Não digo que não seja conhecido, mas isso só pelos cinéfilos mais atentos :p

Carlos M. Reis disse...

Caro Dark, acho que ESotSM teve imensa saída em Portugal. São poucos os que não o viram e transformaram Gondry imediatamente num Deus grego. Eu gostei mas acho-o extremamente sobrevalorizado.

Um abraço.

Francisco Mendes disse...

Assim de repente... "Pi", de Darren Aronofsky.

Abraço Knox!

brain-mixer disse...

Le Grand Bleu é obviamente o clássico de Besson, embora eu prefira o Leon ;)

Quanto a mim, o meu exemplo (vou dar um recente, já que está actual) é o Infiltrados, original de Hong Kong. É que se toda a gente anda a glorificar Scorsese pelo seu Departed (sem lhe tirar o mérito, que o filme é bom) e as pessoas com quem eu falo nem sequer ouviram falar do original oriental...

Se quiseres outro que esteja nos parâmetros do teu desafio, respondo então: KOYAANISQATSI

P.R disse...

Pois eu digo Dogville, essa obra-prima absoluta :D
Abraço

Anónimo disse...

Quando penso em Besson tb penso em Le Grand Bleu, é um dos meus filmes preferidos. Se bem que também adoro o Leon.

Em relação ao tal filme que poucos conhecem mas que seja extraordinário, é um pouco subjectivo. O Oldboy foi um sucesso enorme mas mesmo assim acho que a maior parte das pessoas não conhece ou então não viu.
E então se falarmos de filmes antigos... a lista era enorme, mas lembrei-me de um que acho genial: Cool Hand Luke com o Paul Newman.

Dark Electronic disse...

Também ia dizer 'Oldboy' mas com o sucesso que foi, pensei que estivesse mais que reconhecido lol.

'Dogville' é realmente um grande filme! E a melhor perfomance de Nicole Kidman.

Carlos M. Reis disse...

Francisco, belo filme, mas inferior ao Requiem for a Dream, na minha opinião. São diferentes mesmo assim :) Um abraço!

Edgar, também adorei o Infernal Affairs e talvez por isso não tenha tido ainda paciência para ir o The Departed. Parece confuso mas não é :P E fica a tua sugestão, não vai ser fácil arranjar mas vou dar uma olhadela por ele. Um abraço!

P.R, acho que muita gente o viu, mas eu não. É daqueles que eternamente continuo a adiar. Um abraço!

Nothingman, Cool Hand Luke é talvez dos filmes de Newman mais amados por muita gente. Pelo menos tenho essa noção. E as enésimas vezes que repetiu no Hollywood confirmam-no :) Um abraço.

DarkElectronic, Oldboy até foi dos poucos asiáticos muito (e bem) reconhecidos em terras lusas. Um abraço.

Anónimo disse...

Lamento, mas tenho de discordar com quase todos os comments, começando pelo Le Grand Bleu, Knoxville :p É sem dúvida o grande filme de Beson, apesar de eu também preferir o León. E não me parece que seja tão desconhecido quanto isso cá em Portugal. Tal como o Dogville, o Eternal Sunshine, ou o Requiem For A Dream.
Quanto ao Cool Hand Luke também não me parece que se insira bem na categoria. È uma das obras-primas do Cool Hand Luke e não se costuma falar muito dele porque parece-me que não se costuma falar muito dos clássicos.

Olha, eu voto no The Favour, The Watch And The Very Big Fish :)

Nuno Pires disse...

Há imensos... Mas estou agora a pensar no "Gattaca".

Dark Electronic disse...

Everybody knows 'Gattaca' :p

brain-mixer disse...

Se quiseres descobrir o Koyaanisqatsi, a FNAC tem um pack dos dois primeiros capítulos da trilogia Qatsi (Koyaanisqatsi + Powaqqatsi). Para quem não faz ideia do que estou a falar, tem o link mais acima no meu anterior comentário ;)

Gonçalo Trindade disse...

"Casshern" é uma obra magnífica, simplesmente um dos filmes mais únicos e diferentes jamais criados. No entanto, não é um filme muito conhecido (pelo menos cá em Portugal).

"Sympathy for Mr Vengeance" e "Sympathy for Lady Vengeance", os dois outros filmes da Revenge Trilogy de Park Chan-Wook (na qual "Oldboy" está incluído) nunca se tornaram muito conhecidos por cá, apesar de serem duas verdadeiras Obras-Primas.

Carlos M. Reis disse...

A todos os que participaram até agora, fica o meu agradecimento. Já deu para anotar alguns títulos para alugar nas próximas semanas: Casshern e The Favour, the Watch and the Very Big Fish estão no topo da lista. O documentário do Edgar também. Depois digo qualquer coisa sobre os mesmos.

Um abraço a todos e obrigado pela visita e comentário. Voltem sempre!

Anónimo disse...

O Eclipse, do Antonioni.
fui obrigada a vê-lo para um trabalho na faculdade, e de tantas vezes que o vi, ia vomitando antonioni por todos os lados.
mas o filme é extremamente bonito, e dá para várias interpretações.

Anónimo disse...

Aconselho a quem nao viu, a ver o Interstate 60, simples mas bom, eu gostei bastante, e provavelmente a maior parte não ouviu falar. Dogville e Eternal Sunshine, principalmente este 2º, nao gostei mesmo, parecem-me filmes que fazem por ser diferentes e não o são, sem querer, o que os torna complexos e cansativos sem necessidade (se calhar isto não fez sentido mas não sei explicar melhor por escrito lol).

Ah um filme bastante dramatico mas muito bom, o Invasões Barbaras (frances), por outro lado, um que diziam muito bem e não gostei, foi o Cache (não gosto de filmes que nos deixam á deriva no final).

Btw se alguem me quiser explicar o filme Revolver agradecia lool

Abraço IRKMATA ;)

Carlos M. Reis disse...

Anónimo, já ouvi falar muito bem de Eclipse de Antonioni mas nunca tive a oportunidade de o ver. Vai já para a lista para não esquecer. Obrigado pela dica. Cumprimentos.

Grande Justbond, Interstate 60 é, de facto, muito bom. Já passou cá pelo blogue e tudo. Concordo um pouco com o que dizes sobre Eternal Sunshine. Invasões Barbaras também é para ver um dia destes. O Revolver, e como já o vi à algum tempo, o melhor que te posso fazer é enviar-te para a minha critica, que podes encontrar na barra do lado direito :)

Um enorme abraço!

Nuno Pires disse...

Só para dizer ao Justbond que "Invasões Barbaras" é canadiano, não francês, embora seja falado em francês (do Québec).

Carlos M. Reis disse...

Eu tinha a ideia que era uma co-produção dos dois países mas pelos vistos estava enganado também. Cumprimentos Nuno.

Anónimo disse...

Once Apon a Time in the West (Aconteceu no Oeste) de Sergio Leone - um dos meus filmes preferidos, uma pérola do cinema.

Achei o Oldboy fenomenal (5 estrelas)

Alguem sabe onde posso encontrar o PI?

Carlos M. Reis disse...

São filmes relativamente conhecidos pelo grande público Paulo. O PI, talvez arranjes na zona de importados da FNAC. Julgo que não existe versão nacional.

Cumprimentos.

p disse...

Concordo com o que ja se disse em relação ao Oldboy! A trilogia de vingança de Park Chan Wook comporta 3 dos melhores filmes de sempre: para além de Oldboy fazem parte Sympathy for Mr. Vengeance e Sympathy for Lady Vengeance. Para além desses filmes, Garden State, Elephant e Dancer in the Dark, apesar de conhecidos q.b. tambem fazem parte das listas de optimos filmes que passam meio despercebidos em Portugal.

Carlos M. Reis disse...

Sugestões apreciáveis (à excessão de Elephant, que foi uma das piores experiência no cinema que já vivi). Cumprimentos Patrice ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...