domingo, setembro 25, 2005

The Dead Pool (1988)



"Na Lista do Assassino" foi o quinto e, até à data, último episódio da série policial "Dirty Harry", protagonizada pelo solitário, atormentado e pouco ortodoxo inspector da polícia de S. Francisco, a que Clint Eastwood deu vida, com sobriedade e fascínio, pela primeira vez em 1971. Desta vez, o inspector Harry Callahan tem de se confrontar com um diabólico serial-killer que vai assassinando diversas personalidades de uma lista de apostas de "morte", chamada "Dead Pool". Mas como é óbvio, nada consegue travar Harry, que com o seu inconfundível estilo, lá irá deter o inteligente e hábil assassino.

Buddy Van Horn dirige com grande subtileza e precisão esta previsível mas emocionante, aventura de "Dirty Harry", célebre pela incrível e bem imaginada paródia às grandes perseguições de automóvel na pitoresca e nada plana cidade de S. Francisco. Clint Eastwood continua a assumir a sua velha personagem com charme e inteligência, demonstrando como intérprete e personagem souberam envelhecer juntos, num filme que conta ainda no elenco com Liam Neeson e Jim Carey (numa hilariante imitação de Axl Rose), quando ainda era conhecido por James Carey.

Não podendo comparar com os anteriores filmes da saga, (pois ainda não tive oportunidade de os visionar) posso mesmo assim afirmar que "The Dead Pool" não é um policial acima da média em termos de intriga mas fantástico em termos de charme e classe das cenas de acção. E os produtores bem podem agradecer, não só ao estilo "mauzão" da personagem, mas principalmente ao génio de Clint Eastwood. O actor perfeito para "Dirty Harry"!

N.d.r: "The Dead Pool", apesar de ser o menos aclamado da saga pela maioria da critíca, teve nota máxima de Roger Ebert. E esta hein?

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei todos os filmes por ter oportunidade de rever o ambiente da minha cidade preferida

Carlos M. Reis disse...

São Francisco, São Francisco :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...